Voto Branco/ Voto Colorido

16/09/2010

Outro dia eu li o “Ensaio Sobre a Lucidez” do grande José Saramago. No livro, a capital de um país deposita nas urnas mais de 2/3 (dois terços) de votos em branco, em sinal de nítido protesto e insatisfação com os políticos. Em retaliação, o poder público toma medidas anti-democráticas e decreta, na capital, o estado de sítio. Mas o paralelo que quero fazer ainda não chegou a este ponto, e vou me ater apenas ao chamado voto de protesto.

Na vida real, no cotidiano brasileiro, a coisa é bem parecida. Vota-se por protesto, para demonstrar insatisfação com a política, porém não com o voto em Branco e sim com o voto colorido.

Pegarei o caso do candidato a Deputado Federal Tiririca. Ao que tudo indica será eleito por São Paulo como o deputado mais votado. É como se no lugar do voto em Branco votássemos colorido. Mas o que esperar do país do Carnaval? O Branco é mesmo muito sem graça, o colorido não, as cores lembram o carnaval, lembram mulatas semi-nuas a sambar, nos lembram Ivete em cima do trio e o Galo da Madrugada arrastando milhões nas ruas do Recife.

Protestar com o branco é até meio contraditório no Brasil. E quem iria fazer graça dentro do Congresso Nacional se votássemos em Branco? Ninguém. Queremos protestar e fazer com que os políticos vejam o que uma parte da população pensa deles. Colocaremos um palhaço dentro do Circo.

No parlamentarismo da democracia representativa devemos escolher as pessoas que irão nos representar e defender os nossos interesses coletivos. Tiririca é um palhaço, o “abestado” como ele mesmo diz. E quando nós escolhemos um abestado para nos representar o que somos?

Vote no Abestado, 2222!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: