Pra lá de Teerã

21/05/2010

O presidente do Líbano, Michel Sleiman, ligou parabenizando Lula pelo acordo com o Irã. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A questão do Irã está entre as principais pautas da imprensa nacional e internacional nesta semana. Alguns veículos abordam o acordo do Brasil, Turquia e Irã, que pretende levar o assunto às mesas de negociação. Já outros, abordam o acordo do P5 + 1 (Os cinco países que têm cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) que prevê uma nova rodada de sanções contra os iranianos.

O acordo mediado pelos emergentes Brasil e Turquia é tratado com ceticismo pela imprensa. Pois, em contrapartida a este acordo, as grandes potências entraram com um pedido de sanção contra o governo de Ahmadinejad na ONU.

O pacto defendido pelo presidente Lula, que busca a negociação, perde força quando as grandes potências se posicionam contrárias ao diálogo e querem terminantemente fechar o cerco.

Lula, porém, não tem o que perder nessa história, muito pelo contrário. Qualquer que seja o final ele sairá ganhando. Se por acaso o acordo dos emergentes lograr êxito, ele sairá triunfante da sua empreitada no oriente. E mostrará para o mundo o seu poder de negociação. Entretanto, deixando esse sonho um tanto de lado e alimentando um outro, se o acordo de sanção dos países do Conselho de Segurança sair vitorioso, o Presidente brasileiro não terá fracassado totalmente. Nessa tentativa de levar o Irã às mesas de negociação com o mundo, Luis Inácio se projetou mais ainda no cenário internacional e se mostrou uma ótima alternativa para ocupar em 2011 a vaga de Secretário Geral da ONU, cargo que tradicionalmente é dado aos países de terceiro mundo. Com sua vasta experiência nas questões sociais e no combate a fome. Lula seria um Secretário Geral mais que perfeito.

Percebemos, então, que nem tudo está perdido, caso a missão brasileira fracasse de início. As intenções do governo brasileiro estão “pra lá de Teerã”, como diria Caetano Veloso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: