Delicado Para o Brasil

23/09/2009

Manuel Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa

Manuel Zelaya na Embaixada do Brasil em Tegucigalpa

O Presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, desde a segunda-feira dia 21 se alojou na Embaixada brasileira na capital hondurenha. Segundo Hugo Chavez o presidente deposto teria entrado em Honduras escondido em um porta-malas e viajado dois dias por terra atravessando rios e montanhas. O Ex-Presidente parece querer liderar de dentro do território brasileiro, uma reação ao golpe de estado que o depôs em junho. Apoiadores de Zelaya marcharam até a frente da Embaixada onde houve conflito com militares apoiadores do golpe. O Presidente de hondurenho, Roberto Micheletti, diz que responsabilizará o Brasil por atos de violência ocorridos próximos a sede diplomática, que está sitiada e teve a energia, a água e o telefone cortados. O que coloca o Brasil em uma situação delicada, pois não terá a imparcialidade necessária para intermediar a crise política no país.

Durante todo o dia de ontem no congresso brasileiro se especulou sobre a participação do Governo Lula na guarida dada a Zelaya.

A crise em Honduras fará parte da pauta da Assembléia das Nações Unidas que terá início hoje com o discurso do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diplomacia brasileira pediu uma reunião do Conselho de Segurança da ONU em caráter emergencial para tentar se chegar a uma solução para o conflito. O Chanceler Celso Amorim terá um trabalho e tanto para que o Brasil saia ileso dessa confusão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: