Brasil 2020

24/05/2009

Educação É Progresso

Educação É Progresso

A revista Época traz nessa semana uma perspectiva para o nosso país em 2020, e o que fazer nessa próxima década para crescermos mais e melhor.

Espera-se que nos próximos 10 anos o PIB brasileiro passe a corresponder a 4% do PIB mundial (atualmente corresponde a 2,5%). Certo que não seremos ainda com essa riqueza toda considerados Desenvolvidos, mas não seria interessante para nós um PIB gigante e uma população Miserável tão grande quanto. Devemos crescer minimizando a Desigualdade Social que nos corrói por dentro.

Atualmente somos os grandes do Agronegócio e das Commodities. Mas em 2020 podemos perder lugar para os países africanos. A saída para continuarmos crescendo é a Produção de Conhecimento, temos que investir em tecnologia, precisamos de mais Cientistas e Técnicos. Precisamos, sobretudo, investir em Educação. Segundo Fernando Henrique Cardoso, precisamos de uma “Revolução na Educação”. Não, não é impressão sua, FHC agora faz coro com o Senador Cristovam Buarque, para quem “Educação é Progresso”.

Lula por sua vez aposta nas Obras Estruturantes para o crescimento sustentável do país. Diz que o PAC é um projeto para o Futuro do Brasil e que em 2010 apresentará um outro PAC para 2010-2014 deixando ao seu sucessor uma prateleira de projetos aprovados. Para não acontecer o que aconteceu com ele, pois quando assumiu em 2002 não existia projeto algum aprovado no Ministério do Planejamento. “Se cada presidente deixar um conjunto de obras estruturantes para o sucessor, o país dará um salto de qualidade nos próximos 20 anos”.

Educação e Obras Estruturantes, aqui está a receita do Brasil 2020. Entretanto não podemos esquecer das Reformas de Base, como a Reforma Política, Previdenciária e Agrária. Sem elas o país continua travado comprometendo o tão sonhado Crescimento.

 

Educação e Progresso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: